quinta-feira, novembro 25, 2010


Tipos de amizade

0

Amizade x coleguismo

Em sentido mais estrito, amigos são aquelas pessoas com quem se costuma realizar atividades, como esportes, jogos, sair à noite; ou no contexto dos adolescentes, aqueles com os quais se dão melhor na escola.
Já o coleguismo, é um tipo de amizade simples, amizade mais distante

Amizade entre diferentes

Esse tipo de amizade acontece quando uma pessoa tem uma amizade grande com alguem do sexo diferente. No Brasil frases preconceituosas deste tipo são muito encontradas na cultura popular, tais como "amigo de mulher é viado", ditas frequentemente por namorados ciumentos. Não existe, para a maioria das culturas, qualquer problema, erro ou desvio na amizade entre sexos diferentes, no entanto, é de frizar que existem sempre preconceitos aquando de uma amizade desta forma. :D

Amizade colorida

Segundo o dicionário Houaiss, amizade colorida é um relacionamento amoroso e, geralmente passageiro, sem compromisso de estabilidade ou fidelidade. Ou seja, é uma espécie de relação aberta em que pode existir uma intimidade física entre as pessoas, bem diferente de uma amizade tradicional — também chamada amizade preto-e-branco.
No Brasil, é um relacionamento mais típico das últimas décadas, que descreve um relacionamento entre um homem e uma mulher onde estes são amigos, mas também costumam ter algum tipo de relação de caráter romântico-sexual, sem que tenham realmente um compromisso de namoro.
Este tipo de relação também é descrita em ditados populares modernos, tais como "amigos também beijam".
Embora sejam conceitos diferentes, muitos confundem a idéia de amizade colorida com os conceitos de ficada e relacionamento aberto.


Amizade por correspondência
Amizade por correspondência, e sua versão século XXI, a amizade virtual, são relacionamentos entre pessoas que se comunicam por carta ou internet, e desenvolvem entre si sentimentos idênticos ao de uma amizade tradicional, sem de fato jamais terem se conhecido pessoalmente; ou quando muito, se encontraram poucas vezes.

0 comentários:

Postar um comentário